quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Minha estreia com a SHANTALA


Já faz um bom tempo que tenho vontade de fazer shantala no Leonardo, mas nunca tinha pesquisado bem os passos, como se faz direitinho... Até já tinha feito umas massagens nele, geralmente depois do banho utilizando hidratante, mas nunca sabia o que fazer mais... Esses dias assistindo o programa Show de Bebê, num canal a cabo, vi ensinando dois passos da Shantala e resolvi fazer no Léo.
Hoje comecei a pesquisar e no youtube tem vááááários vídeos que ensinam a massagem completa. Cheguei a anotar os passos num bloquinho pra não esquecer nada! Muito bem, antes do banho do meu gotoso, preparei a banheira, arrumei um tapete para sentar no chão do quarto, peguei as anotações, a loção para massagem e uma toalha e lá fui eu me aventurar no mundo da massagem.
O Leonardo adorou! Queria "conversar", me olhava demoraaaado nos olhos (fofo!), ficou tão relaxado que fez xixi em mim! rs
Depois de massagear o peitinho, os braços e mãos, a barriga, as pernas e pés, as costas e o rostinho, dei um banho caprichado nele, que mamou e dormiu! Maravilha!!!
Usei essa loçãozinha aqui:
É um pouco grudenta, mas desliza muito bem e como depois o bebê vai para o banho, não tem problema!

A arte de tocar é muito mais que uma simples massagem, é puro AMOR!
Você aumenta o vínculo com seu bebê, ajuda na auto estima dele, e mais que isso, você ativa todo o fluxo de energia, proporcionando mais imunidade, mais saúde e um bebê muito mais feliz!
Recomendo fazer massagem não somente em bebês, mas em crianças de todas as idades.
Dica: Massageie seu filho olhando-o nos OLHOS!
Mão de Mãe cura tudo...
A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê.
Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.
O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.
Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.
Em homenagem à essa mãe, o nome da técnica de massagem em bebês chama-se Shantala.
 

A Shantala é uma massagem indiana considerada uma tradição milenar.
Consiste numa técnica amorosa, simples, mas muito profunda de se aproximar e manter contato físico e emocional com os bebês a partir de um mês de idade até crianças em idade pré-escolar.
É transmitir e receber amor e carinho através das mãos.
A prática da Shantala proporciona bem-estar, tranquilidade e felicidade.
INDICAÇÕES:
Gases retidos;
Cólicas;
Prisão de ventre;
Insônia e agitação;
Dificuldades respiratórias.
CONTRA-INDICAÇÕES:
Febre;
Diarréia;
Vômito;
Dermatites;
Queimaduras;
Processos inflamatórios e infecciosos.

3 comentários:

  1. Eu e a Nina fizemos uma oficina de Shantala que o nosso convênio médico deu... muito legal, a Nina curtiu muito, mas ainda não fiz em casa porque ainda não está quente pra ela ficar peladinha... Ah, o óleo que se usa tem que ser de origem vegetal, pois para os indianos, tudo que se coloca na pele é absorvido e se for vegetal, não há contra indicação... eles falaram que dá pra usar até óleo de cozinha, azeite de oliva... se for comestível tá valendo!
    beijo pros 2"

    ResponderExcluir
  2. Nossa, kris, vou começar a pesquisar logo,pois adoro massagens e quero fazer em minha filhota, com certeza!


    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kris...
    Eu estou louca para aplicar a tecnica por aqui... ontem era um ótimo dia para isso pq estava fazendo calor aqui em Curitiba, mas hoje affff está nublado kkkk.
    Vou ver os videos e ler as técnicas. Vamos ver se com uma baby de 44 dias vai rolar. Conto depois!

    Obrigada pelo recadinho viu!

    Bjs

    ResponderExcluir